Como a maioria das pessoas na indústria de software sabe, existem diferenças distintas entre testes manuais e testes automatizados.
Se você está familiarizado com o teste manual, sabe que esse processo pode ser extremamente demorado e repetitivo.
Como o teste automatizado é realizado por meio de uma ferramenta de automação, é necessário menos tempo nos testes exploratórios e mais tempo na manutenção dos scripts, enquanto é aumentada a cobertura geral do teste.
O benefício do teste manual é que ele permite que a mente humana extraia insights de um teste que, de outra forma, poderia ser esquecido por um programa de teste automatizado.
O teste automatizado é adequado para grandes projetos, que exigem testar repetidamente as mesmas áreas, e projetos que já passaram por um processo inicial de teste manual.
Agora vamos examinar mais de perto alguns motivos para se investir em automação de teste:
Nos testes manuais, a maior parte do tempo é dedicada aos testes exploratórios e funcionais, nos quais o erro é procurado manualmente. Após a conclusão desse processo, o testador manual deve repetir as mesmas etapas.
Com testes automatizados, esse tempo é reduzido drasticamente. Em vez disso, o trabalho dos testadores automatizados é gasto codificando os testes e fazendo aprimoramentos nesses testes conforme os ajustes necessários.
Uma vez concluído o teste, no entanto, o teste automatizado permite o uso reciclado de testes, para que eles não precisem passar por todo esse processo novamente.
A princípio, o investimento em testes automatizados pode parecer um custo alto, especialmente para empresas menores. Mas análises mostram que, com o tempo, o teste automatizado se paga.
O teste automatizado libera você para se concentrar em problemas maiores, como necessidades do cliente, funcionalidade e melhorias. Além disso, também reduz o custo e a necessidade de várias revisões de código; assim, ao longo do tempo, o investimento é compensado.
Também, sempre que o código fonte é modificado, os testes de software podem ser repetidos. Como os testes automatizados podem ser executados repetidamente, não há custo adicional.
A realidade é que não há “melhor” ou “pior” no debate automatizado versus manual, apenas “diferente”. Cada abordagem tem suas próprias vantagens e desvantagens.
O teste manual é realizado por um ser humano sentado na frente de um computador, tentando várias combinações de uso e entrada, comparando os resultados com o comportamento esperado e registrando os resultados.
O teste automatizado é frequentemente usado após o desenvolvimento do software inicial.
No final, os testes manual e automatizado têm suas funções, especialmente se o software em desenvolvimento for muito grande e complexo para depender apenas da abordagem manual.
Um equívoco comum sobre testes automatizados é que prejudicariam a interação humana.
Testes automatizados não substituem a comunicação pessoal que é uma parte necessária do desenvolvimento de software.
Em vez disso, aprimora esse aspecto fornecendo outro canal através do qual se comunicar.
Pense dessa maneira: o e-mail não substituiu o telefone, pois se trata apenas de uma ferramenta adicional que pode ser usada para se comunicar.
O mesmo se aplica a ferramentas para testes automatizados de software – elas não substituem a comunicação cara a cara, mesmo assim, são maneiras de melhorar a comunicação.